sábado, 13 de junho de 2009

Está no ar o "Proteste Consumidor"

Desrespeito e falta de consideração. Essas são apenas duas definições, sobre a as agressões morais que a maioria dos brasileiros sofre no comércio em geral. Seja restaurantes, lojas, cinemas ou repartições públicas. Quem algum dia, já não foi maltratado por um atendente, ou lojista, ou balconista que seja?

A única e infeliz certeza nesse país de contrassensos, é que um dia você, ou alguém que você conhece, ou pior ainda, um familiar seu, será maltratado.

E apesar de existir uma lei que protege o consumidor,o Procon, as minúncias de um mal-atendimento ou grosserias podem ainda ser camufladas. Sempre surgem as desculpas e quando não elas não aparecem a única saída é não utilizar mais aquele serviço .

Acontece que, mesmo em tempos de procons e "defesa do consumidor", nos sentimos de mãos amarradas diante de algumas situações... É que a solução para grande parte destes problemas seria entrar na justiça, exigir a reparação do que consideramos "dano moral" ou mesmo o ressarcimento de valores indevidos cobrados. Você já fez isso? Já calculou o tempo que gasta para entrar com a ação, reunir provas, depoimentos, testemunhas? Para ir a uma audiência de conciliação e depois as demais? Mesmo com os juizados especiais, demora. É problemático para quem tem a agenda cheia e corre contra o relógio. Isso sem contar que quando você vai a uma audiência contra uma empresa, eles sempre aparecem com advogados munidos de todos os artigos, argumentos, jurisprudências e, invariavelmente você sai se sentindo pior do que quando chegou.

É nesse momento que nasce o sentimento de impotência, até por que, se for uma grande rede, outras pessoas irão continuar comprando naquele mesmo lugar que você nunca mais vai voltar.

Por isso a nossa intenção é denunciar o local e a pessoa que nos tratou mal. Temos o direito e o dever de erguermos a voz contra o absurdo de uma obviedade. Ou seja, quem está trabalhando em público, tem obrigação de estar bem preparado, emocionalmente para atender as diversas personalidades que vai atender.

Mas deixamos claro, a nossa maior reinvidicação na criação desse blog é denúnciar os maus-tratos, sofridos no comércio, questões que infrigiram moralmente a vida de alguém. Não estamos questionando leis ou normas. É apenas um canal de desabafo.

Que seja um canal para todos que se sintam da mesma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário